segunda-feira, 30 de junho de 2014

A tradição do batismo e suas lembrancinhas

A tradição do batismo e suas lembrancinhas



Para quem decidiu batizar o filho, nada melhor do que conhecer um pouco da história milenar dessa tradição, considerada como um dos sacramentos mais antigos. Por isso, hoje o blog da d"PIN UP traz um breve resumo sobre a origem do batismo.

Essa é uma tradição milenar que pertencia a diferentes religiões, não exclusivamente à religião católica. Porém, seu rito era celebrado entre os povos da antiguidade como uma festa pagã, ou seja, não religiosa.

No Egito, por exemplo, o batismo era um ritual de iniciação ao culto da deusa Isis. Já os primeiros judeus realizavam o batismo como ritual de iniciação ao judaísmo. Para o cristianismo, a tradição surgiu com o banho em águas feito por João Batista.

Na história da igreja, inicialmente o batismo era realizado apenas com adultos por meio da imersão em água, o que significava morrer e nascer para uma nova vida. Foi essa prática que inspirou o batismo de crianças, tradicional na igreja católica. Na Idade Média as crianças eram batizadas pouco depois de nascer. E é essa tradição que se mantém até os dias atuais entre famílias católicas.

Outra tradição relacionada ao batizado de crianças são as lembrancinhas. Diferente do que algumas pessoas acreditam, essa não é uma obrigação dos pais, mas sim uma tendência.

A ideia é agradecer a presença dos convidados com um pequeno presente que os façam recordar o momento tão especial. E por falar em tendência para batizado, o que está em alta também é personalizar as lembrancinhas.


História dos bailes de debutantes



Tradicionalmente a palavra debutante é usada para representar a adolescente que está completando 15 anos de idade. Debutante é uma palavra derivada do francês (débutante), que traduzida significa estréia ou iniciante.

Um ritual de passagem
O Baile de debutantes é considerado uma espécie de ritual de passagem da infância para vida adulta de uma adolescente, onde os pais apresentavam sua princesa à sociedade, começando assim uma nova fase em sua vida. Antigamente, era nesta data, que a jovem adolescente tinha permissão de seus pais para usar roupas mais adultas, freqüentar reuniões sociais e casar. Ou seja, literalmente era uma data marcada para a menina se tornar definitivamente uma mulher. Agora dá pra imaginar como a data era tão esperada e almejada pelas jovens da época?

Onde surgiu o baile de debutante?

Os bailes de debutantes surgiram na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Áustria. As famílias nobres destas regiões realizavam um grande baile para a sociedade da época. E, além das razões já mencionadas acima, os bailes também tinham a função de atrair possíveis pretendentes para a jovem debutante.

O ponto alto da festa de uma debutante

O ponto alto da festa era quando a debutante trocava o vestido simples e quase infantil da recepção dos convidados, por um vestido mais adulto e deslumbrante para dançar a aguardada valsa com seu pai.

A Valsa

As danças dos bailes de debutantes variavam com os costumes locais de cada região que a festa era realizada, mas a valsa – uma mistura de danças de camponesas austríacas e alemãs – tornou-se a preferida e praticamente uma dança oficial de qualquer evento europeu da época.

Tradição que se propaga

A tradição parece ter se propagado com força total após a Revolução Francesa de 1789, pois as famílias nobres em fuga da guerra civil viram-se obrigadas a migrar para colônias européias, como Estados Unidos e Brasil. Por aqui, os bailes de debutantes literalmente “ferveram” na década de 50 do século passado, com direito a espaço em colunas sociais e concursos de todos os tipos.

Festas de debutantes em grupo

Nesta mesma época, as famílias passaram a realizar os bailes de debutantes em conjunto com outras debutantes. Para economizar, reuniam-se em clubes, igrejas e hotéis, onde várias meninas com 15 anos eram apresentadas à sociedade da época de uma só vez.

Não quero festa! Quero Viajar
Na década de 80, as debutantes passaram a preferir viagens e presentes, deixando o baile em segundo plano nos seus anseios de 15 anos, um pouco por acreditarem estar fora de moda, mas principalmente por razões econômicas em épocas de dinheiro escasso e a inflação que se mostrava sem controle nesta década.

Retomada da tradição

A partir da metade dos anos 90, com a economia estabilizada, os bailes de debutantes tradicionais voltaram com força total e não pararam mais de crescer em criatividade e número de profissionais especializados neste tipo de evento. Hoje podemos conferir festas deslumbrantes que conseguem unir tradição e estilo próprio em uma explosão de cores, sabores e muita alegria em verdadeiras baladas, seja ela tradicional ou moderna.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Origem do Chá de Bebê

Chá de Bebê Origem

Origem do Chá de Bebê e Nomes usados: Chá de Fraldas, Chá de Cegonha, Chá de Berço

Um evento tradicionalíssimo no Brasil e nos Estados Unidos, o Chá de Bebê antigamente era oferecido só para a futura mamãe, isto é, somente as mulheres podiam participar. Hoje em dia, as coisas mudaram, muitos optaram por realizar o Chá de Bebê onde ambos os pais participam, e/ou convidam os amigos homens ara participar.

Outra curiosidade, é que Chá de Bebê inicialmente era realizado somente para o primeiro filho da mulher, atualmente a cada novo bebê que chega na família o Chá de Bebê é feito novamente. Também para preservar a intimidade algumas mamães optam por fazer o Chá de Bebê para o mesmo filho (a) em duas fases um com amigos e parentes e outro com colegas de trabalho.

O tradicional chá de bebê também é conhecido como chá de cegonha, chá de berço ou chá de fraldas.

Apesar do nome Chá de Fraldas, não é uma obrigação a mamãe pedir apenas fraldas, caso ela ache melhor pode optar por pedir outros utensílios além das fraldas.

A maioria das futuras mamães prepara junto com amigas, madrinhas e tias o seu próprio Chá de Bebê, porém existe o Chá de Bebê surpresa, onde as amigas, primas, tias e familiares projetam um chá de bebê escondido da futura mamãe e fazem uma surpresinha especial. O mais comum nesses casos de Chá de Bebê Surpresa é levar a futura mamãe presentinhos para o bebê como roupinhas para bebês: babadouros, bodys manga curta, bodys manga longa, casaquinhos de lã, casaquinhos de linha, conjuntos pagão, cueiros, culotes (mijão), macacões, mantas luxo, mantas simples, pares de luva, pares de meia, saída de maternidade, sapatinhos, toucas, e por fim vira manta.

É muito importante lembrar a época do ano (verão/inverno) em que o bebê vai nascer por isso peça ajuda na loja em que for comprar para não levar um tamanho que o bebê não possa usar naquela época do ano. Quando se deseja presentear mas não sabe o que exatamente dar uma sugestão valiosa é dar um Vale presente, várias lojas oferecem essa modalidade.

No chá de bebê organizado pela futura mamãe e suas amigas, os presentes são solicitados pela própria gravidinha através de convite para chá de bebê que pode ser personalizado com nome e fotinhos do bebê via ultrassom. A própria mamãe pode escrever no convite o nome do presente, ou pode fazer a Lista de Presentes em lojas especializadas como Alo Bebê e outras semelhantes, que dispõem de uma lista completa que vai de decoração a produtos de higiene para o futuro herdeiro (a).

Agora é só definir, se você chamará o evento de Chá de Fraldas, Chá de Cegonha, Chá de Berço ou Chá de Bebê, criar um lindo convite, e como toda boa festa não pode faltar lembrancinhas para os seus convidados. Visite nossa página de lembrancinhas para chá de bebê e conheça as opções para lembrar com alegria o início da sua maternidade.

https://www.facebook.com/dpinuplembrancinhas

Chá de Lingerie


O que é o Chá de Lingerie??

Para as noivas que gostam de uma despedida de solteira animada, festas descontraídas e brincadeiras, com a participação das amigas, colegas de trabalho, cunhadas, irmãs, tias, mãe e até a futura sogra, o chá-de-lingerie é uma ótima opção.
O objetivo do chá-de-lingerie é ganhar roupas íntimas para a noite de núpcias, lua-de-mel e para ajudar a completar o enxoval para o início de uma vida a dois. A noiva pode ir a uma loja especializada e escolher os modelos que mais gosta, fazendo uma lista para as amigas presentearem, pode escolher as peças juntamente com as amigas durante a realização do chá ou ainda deixar para as convidadas a escolha das peças (mesmo a noiva não sabendo o que vai ganhar, as peças podem ser confeccionadas na medida do seu corpo).


Quem organiza? Como um chá de cozinha, o chá de lingerie é a última reunião da noiva com as amigas antes do casamento. Portanto, ele sempre é oferecido por uma amiga, prima ou pessoa próxima. De forma mais impessoal, algumas empresas especializadas já prestam esse serviço.

Quando realizar?
Normalmente, o chá é feito com um mês de antecedência ao casamento. Mas sempre leva-se em conta a conveniência dos compromissos da noiva. Se a turma é animada, pode-se aproveitar a ideia da despedida de solteira e reunir os dois temas em um único evento.

Onde fazer?
Receber na casa de uma amiga ou da própria noiva é sempre mais intimista e divertido. “Não posso imaginar a noiva abrindo seus presentes e eventualmente os provando num salão de festas do prédio”, analisa Fábio Arruda.

O que colocar na lista de presentes?
Entra desde o pijaminha de flanela fofo às lingeries mais ousadas, passando pela roupa de baixo do dia a dia. Muito simpático é a noiva escolher uma loja que esteja em todos os shoppings e fazer uma lista das peças de sua preferência, com determinação do tamanho.

Segue abaixo algumas opções:
Noiva
- 1 camisola e penhoar especial para a Noite de Núpcias
- 1 chinelo de quarto
- 2 pijamas compridos (1 de flanela e um de malha)
- 2 pijamas curtos (seda e algodão)
- 2 baby doll
- 6 soutiens
- 12 calcinhas
- 2 camisolas curtas
- 2 camisolas compridas
- 1 penhoar
- 3 meias de algodão
- 2 meias de lã
- Meias finas (meia calça e ¾)
- 2 tocas de banho
- Nécessaire de vários tamanhos
- 1 porta lingerie

Caso resolvam fazer um Chá Bar, temos dicas para o noivo também.
Noivo
- 1 pijama especial para a noite de Núpcias
- 2 pijamas compridos (um de flanela e 1 de malha)
- 2 pijamas curtos (flanela e algodão)
- 10 pares de meia social (cores diversas)
- 6 pares de meia esporte (preferência branca)
- 10 cuecas
- 1 chinelo
- Nécessaire de vários tamanhos

Quem convidar?
“Normalmente, pessoas da mesma idade e situação formam um grupo mais entrosado, como em qualquer reunião”, ensina. Porém, há sempre aquela tia velhinha e solteirona animadíssima. E aí? “Se ela for convidada, melhor convidar também a mãe e a sogra. Pensando bem, melhor não convidar a tia velhinha”, pontua.


O que ouvir? Como decorar?
O chá de lingerie deve ser planejado como um verdadeiro evento. Decoração alegre, com muitas flores, mesa bem posta, de maneira mais informal, drinks coloridos e trilha sonora já preparada com músicas que embalam as noitadas da turma são detalhes imprescindíveis. Vale até relembrar as músicas da época em que os noivos se conheceram.


O que servir?
Canapés, sanduichinhos, uma sopa creme fria ou quente (dependendo da estação), frutas para banhar em chocolate e docinhos, muitos docinhos! É sempre bom ter à mão um espumante e drinks não-alcoólicos e coloridos. Mas, claro, isso também depende da preferência da turma.


Quais brincadeiras propor?
Aqui, mais uma vez, ninguém melhor do que as amigas mais íntimas para saber quais brincadeiras serão divertidas e agradarão à noiva, já que é a pessoa homenageada. “Claro que um chá de lingerie permite brincadeiras mais eróticas do que um chá de cozinha, pois baldes, panelas e colheres de pau não são objetos dos mais sensuais”, salienta o consultor.


Mas tenha sempre cuidado com os excessos. Seja ele de qualquer tipo, é sempre uma grande gafe. Excesso de riso muito alto, de palavras que não fazem parte do seu discurso normal e, principalmente, o excesso de bebida. Esse é mortal. “Pense que uma foto pode ser tirada e imagine se você gostaria de ser fotografada na tal situação”, adverte o consultor.











Tudo sobre Chá de Cozinha




História



O famoso e super útil chá de panela nasceu nos Estados Unidos com o nome de kitchen shower hoje é uma tradição entre as noivas. O encontro é organizado por uma amiga bem próxima da noiva que em parceria com outras convidadas elaboram um roteiro com as brincadeiras. Geralmente o chá de panela é feito na casa da mãe da noiva e cada participante contribui com algum prato, doce ou salgado para o lanche, mas isso não é regra.


O Chá de Cozinha ou Panela surgiu como uma forma de conseguir dotes para as noivas sem dinheiro, pois antigamente a noiva que não tinha dotes não conseguia um noivo, então familiares e amigos se reuniam para dar mercadorias e dinheiro para o casal.

O tempo foi passando e algumas brincadeiras começaram a ser realizadas, como as que a gente conhece hoje em dia…


Convidados
O chá de cozinha deve ser bem descontraído e convidar apenas os mais íntimos (acho que no máximo 50 pessoas já esta bom), e antigamente só participavam mulheres, mas hoje em dia até os homem estão presentes…

Comidas e bebidas
Para servir tem q ser comida simples, a que dá para comer sem uso de talheres, como: salgados, lanches, canapés etc., e tbm alguns docinhos, como

O brigadeiro.

E para beber o básico, refrigerante, sucos e água, e se todos gostar um chá mesmo…







Convite de Chá de Cozinha

Dá para fazer o convite você mesma, hoje em dia existem diversas opções na internet para download, ou então pode-se convidar por e-mail, telefone, redes sociais ou pessoalmente.






Brincadeiras
Essa parte tem muitas, mas muitas opções mesmo… Então vou colocar as mais famosas por tópicos.
- Adivinhar presentes, a mais famosa e clássica, a noiva tem q descobrir qual presente é e quem deu, se errar paga um mico básicooo…rs







- Estilista, também famosa, alguns convidados vai ser o estilista da noiva, eles têm que criar um modelo e vestir a noiva com papel higiênico e um tempo curto.
- Álbum de fotos, as convidadas devem levar uma foto com a noiva e escrever uma história da qual vivenciaram, a noiva guardara as fotos no álbum para recordação para o resto da vida.
- Receitas, pedir para as convidadas levarem receitas, para depois a noiva começar a montar seu livro de receitas.
- Feitiço contra o feiticeiro, a convidada deve escrever um castigo e com seu nome e colocar em uma sacolinha, depois deve ser revelada a verdade, que quem vai fazer essa brincadeira é a própria pessoa que escreveu e não a noiva.
- Bingo, também bem legal, na cartela de bingo poderá conter lugares para a lua de mel, acessórios de noiva, receitas, etc., mesma coisa do bingo normal, ganha na coluna vertical e também na cartela toda, e o premio pode ser utensílios de cozinha.





- Próxima a casar, amarre um anel em uma fita, e espalhe outras fitas sem nada e coloque no bolo, chame as amigas solteiras e cada uma deve segurar uma ponta da fita, a que puxar e estiver com anel, vai ser a próxima a casar.



Algumas cópias de chás

Chá bar / chá barnela (bar + panela): Onde homens também participam, e pode presentear os noivos com utensílios de cozinha e bar.
Chá de lingerie: Onde só tem mulheres que presenteiam a noiva com lingeries.
E outras variações como: chá lingerie e samba canção (que nem lingerie, mas os homens participam também),
Churras bar (chá bar com churrasco) Arraía de panela… Enfim diversas opções…
Lembrancinhas de chá de panela ou chá de cozinha
Existem várias lembrancinhas uteis ou para comer, e sem gastar muito.








]




imagens foram retiradas do Google.


Abaixo segue uma lista com diversas opções de utensílios domésticos:

• abridor de latas

• assadeiras

• avental

• bacias de plástico

• balança

• baldes de alumínio

• baldes de plástico

• bandejas

• batedor de carne

• batedor de ovos

• bicos de confeitar

• bule de café

• cabides

• cafeteira de vidro

• capa p/ máquina de lavar

• capacho

• carrinho de feira

• cesta p/ pão

• cestas de lixo (pia e chão)

• coador

• cobridores de alimento

• colheres de pau

• conchas (diversas)

• copos de medidas

• cortador de ovos

• cortador de queijo

• descanso de panelas

• descaroçador de azeitonas

• descascador de legumes

• desentupidor de pia

• destrinchador de aves

• escada

• escorredor de arroz

• escorredor de louça

• escorredor de macarrão

• escova para migalhas

• escova para pia

• espanador

• espátula para queijo

• espremedor de alho

• espremedor de batatas

• espremedor de laranja

• faca de pão

• forma de pizza

• forma para bolos

• forma para microondas

• forma para tortas

• forro p/tábua de passar

• frigideira

• funil

• garrafa plástica e térmica

• jarra p/ água e sucos

• jogo de facas

• jogo de pirex

• lava-copos

• leiteira

• luva térmica

• pá de lixo

• paliteiro

• panos de prato

• pegador de gelo

• pegador de panelas

• peneiras

• plásticos p/ freezer

• potes (diversos)

• pregadores

• quebra nozes

• ralador

• relógio de cozinha

• rodo

• rodo de pia

• rolo de macarrão

• saleiro

• suporte para lixo

• suporte para papel toalha

• tábua de carne

• talheres para salada

• tesoura para cozinha

• vassouras



quinta-feira, 26 de junho de 2014

O significado das lembrancinhas



Todos ao saírem de uma comemoração, gostariam de levar um pedacinho dela consigo, mas como isso não é possível entra então em ação a lembrancinha, que tem como intuito além de presentear os convidados, agradecer a presença deles num momento tão especial.
E os modelos de lembrancinhas são os mais diversos possíveis, e escolher entre todos eles, não é fácil.
Para a escolha levam-se em consideração alguns detalhes: estilo do casamento, orçamento dos noivos, criatividade, utilidade da lembrancinha, e significado da mesma.
Citarei abaixo algumas lembrancinhas e seus significados.

AMENDOAS




É comum que casais entreguem amêndoas aos convidados juntamente com as lembrancinhas. A tradição começou com os italianos, eles acreditavam que cada amêndoa tinha um significado, por isso geralmente vem 5 amêndoas em cada saquinho a ser entregue, entre os seus significados estão saúde,felicidade, fertilidade, longevidade e riqueza. 
Em casamentos árabes, é dada de presente em saquinhos com uma quantidade em número ímpar. Ímpar porque é um número indivisível, que significa que os recém casados dividirão tudo e permanecerão indivisíveis. 
Na origem italiana, são distribuídos de lembrancinha 5 amêndoas, cada uma com um significado para os noivos: saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade. 
Hoje em dia existem diversas embalagens lindas para distribuir as amêndoas. Pode ser em saquinhos de tule, em cones, em caixinhas.

SUCULENTAS




Como a sustentabilidade e a consciência ecológica estão em alta, e tomando conta dos casamentos, uma lembrancinha simples, porém diferente, são as plantinhas oferecidas no lugar de lembrancinhas personalizadas, tornando o casamento além de mais “ecologicamente correto”, único.
As plantas são lembrancinhas que além de servirem como presentes de agradecimento, muitas vezes participam da decoração do casamento, elas trazem alegria para o local, e é como se os noivos estivessem repassando essa alegria para seus convidados.
E uma plantinha que está sendo muito usada como lembrança de casamentos, é a suculenta, pois são plantas resistentes, que estarão lindas do começo ao fim do seu casamento. Mudando a embalagem, o “vasinho” elas se adaptam a qualquer estilo de cerimônia, porém, combinam mais em cerimônias ao ar livre ou durante o dia, e por durarem muito tempo, a lembrança de seu casamento estará na memória de seus convidados muito tempo após sua festa.
Além de ser uma plantinha linda, a suculenta traz consigo um grande significado, segundo o Feng Shui, elas são purificadoras de ar, e são consideradas guardiãs. Tê-las por perto é um lembrete de vitalidade, persistência e integração com tudo o que está a nossa volta, sendo assim, uma ótima opção de lembrancinha.

BEM CASADO




O Bem-Casado é considerado uma das principais marcas do matrimônio, este delicioso docinho representa a união selada pela cumplicidade e respeito mútuo, significa que o casal pode se tornar um só, e que mesmo sendo duas pessoas diferentes, estão agora unidas pelo amor e para sempre.

A Lenda Do Bem Casado:
Diz à lenda que para se ter muita sorte nesta união, deverá ser distribuído um bem-casado a cada convidado e, que todo aquele que saborear um bem-casado, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. Basta fazer um pedido, antes de dar a primeira mordida.

Tipos de Bem Casados:

- Bem Casados: Como o próprio nome diz é destinado a essa data especial, o casamento, dando boa sorte aos casais e convidados.
- Bem Nascidos: Destinado a nascimentos e batizados, para dar boas-vindas ao bebê desejando-lhe vida feliz e saudável.
- Bem Vividos: Destinado a aniversários e bodas, comemorando assim os anos vividos, união feliz e amor eterno.
- Bem Sucedidos: Destinado a eventos e empresas, celebra o sucesso, a prosperidade e fortuna.

















12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo



O casamento é uma tradição da humanidade bastante antiga, mas até hoje este costume ainda perdura por todos os cantos do mundo.

É claro que cada lugar segue dialetos e tradições diferentes, mas de qualquer forma o casamento sempre traz um significado importante, não é mesmo?

Então por essa razão trazemos aqui algumas curiosidades de casamento interessantes de diferentes culturas, para você conhecer, se inspirar nos seus preparativos ou até mesmo seguir algumas dessas tradições para trazer ainda mais sorte no seu casamento. Que tal?

Curiosidades de casamento

1 – Itália

Na cultura italiana, casar em dia de chuva é um sinal de sorte e felicidade.

Casamento na chuva 620x464 12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo
Casamento na chuva

2 – Alemanha

De acordo com a tradição alemã, antes do dia do casamento são jogadas pelos familiares louças velhas ao chão na frente dos noivos, para trazer sorte no casamento.


3 – Japão

No Japão, a noiva veste 3 roupas e sua pele é pintada de branco. Também não se usa penteado e sim uma peruca com muitos arranjos e um chapéu branco que representa sua obediência ao marido.

cerimonia de casamento japones 4 12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo


Casamento Japonês

4 - Índia

Na Índia no dia do casamento, é de costume tanto para os noivos quanto para os convidados, usar roupas bem chamativas com muito brilho e glamour.

Noiva Indiana 620x476 12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo

As noivas costumam usar vermelho e não branco, pois dizem que o branco refere-se a morte.


5 – Marrocos

Na tradição Marroquina, a noiva deve tomar um banho de leite para se purificar, antes de casar.

banho de leite 12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo


Banho de leite

6 – Estados Unidos

Nos Estados Unidos é de costume o casamento acontecer de dia, devido a existência de uma lei em que a festa deve terminar as 10 horas da noite.

7 – Colômbia

Segundo a cultura colombiana, a noiva não deve usar pérolas em seu casamento, pois dizem que simbolizam lágrimas.

Pérola 12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo


Pérola

8 – México

No México, o noivo concede à noiva 13 moedas de ouro durante a cerimônia. Essas moedas simbolizam Cristo e seus discípulos, além de representar uma promessa do noivo para permanecer-se fiel a sua esposa.

Casamento México 12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo


Casamento México

9 – Austrália

Na Austrália, é tradição a noiva dar de presente a seu noivo uma bíblia, pois esta representa esperança e alegria.

10 – Portugal

Em Portugal, até o século XX a cor do vestido da noiva costumava ser preto.

black dress 12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo
Vestido de noiva preto

11 – Noruega

Na Noruega, o doce de casamento mais comum é o Kransekake (doce de aros), pois consiste em um conjunto de aros empilhados um a um. É feito de amêndoa, claras de ovos e açúcar.

Kransekake1 12 curiosidades de casamento em diferentes culturas pelo mundo
Kransekake

12 – China

Tradicionalmente na China, ao invés de presentes os convidados devem dar dinheiro vivo aos noivos.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer essas curiosidades!