segunda-feira, 30 de junho de 2014

A tradição do batismo e suas lembrancinhas

A tradição do batismo e suas lembrancinhas



Para quem decidiu batizar o filho, nada melhor do que conhecer um pouco da história milenar dessa tradição, considerada como um dos sacramentos mais antigos. Por isso, hoje o blog da d"PIN UP traz um breve resumo sobre a origem do batismo.

Essa é uma tradição milenar que pertencia a diferentes religiões, não exclusivamente à religião católica. Porém, seu rito era celebrado entre os povos da antiguidade como uma festa pagã, ou seja, não religiosa.

No Egito, por exemplo, o batismo era um ritual de iniciação ao culto da deusa Isis. Já os primeiros judeus realizavam o batismo como ritual de iniciação ao judaísmo. Para o cristianismo, a tradição surgiu com o banho em águas feito por João Batista.

Na história da igreja, inicialmente o batismo era realizado apenas com adultos por meio da imersão em água, o que significava morrer e nascer para uma nova vida. Foi essa prática que inspirou o batismo de crianças, tradicional na igreja católica. Na Idade Média as crianças eram batizadas pouco depois de nascer. E é essa tradição que se mantém até os dias atuais entre famílias católicas.

Outra tradição relacionada ao batizado de crianças são as lembrancinhas. Diferente do que algumas pessoas acreditam, essa não é uma obrigação dos pais, mas sim uma tendência.

A ideia é agradecer a presença dos convidados com um pequeno presente que os façam recordar o momento tão especial. E por falar em tendência para batizado, o que está em alta também é personalizar as lembrancinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário